Uma necessidade básica quando se utiliza uma máscara autônoma para situações de emergência ou pequenos trabalhos em espaço confinado é enchimento, ou recarga, desses cilindros após o uso.
Para isso deve-se garantir que a qualidade do ar comprimido respirável esteja adequada aos padrões exigidos pela legislação. No Brasil o padrão do ar respirável é definido pela ABNT NBR 12543:2017, que traz em seu ANEXO A uma tabela com as concentrações máximas permitidas para cada gás e ainda a taxa mínima e máxima da concentração do oxigênio (O2). A tabela do Anexo A da NBR 12543 é cópia da CGA G-7.1:2011, ar respirável grau D.
De modo geral os cilindros de ar respirável utilizados nas máscaras autônomas são de aço (para pressão de trabalho de até 200 bar) . O ar comprimido respirável deve ser isento de impurezas, de água condensada, com ponto de orvalho adequado, isento de óleo e odor. Para isso a tabela do ar respirável determinas algumas condições mínimas que devem ser seguidas conforme abaixo.
Outras aplicações com cilindros de Ar Comprimido Respirável
O uso de cilindros de ar comprimido respirável também é feito em trabalhos de espaço confinado e outras atividades onde seja exigida uma reserva de ar adicional em caso de falhas ou problemas com o ar mandado. Uma dessas exigências é feita pela NR 33 para trabalhos em atmosferas IPVS ou atmosferas onde não se conheça ou não se tenha controle da concentração de oxigênio do local onde serão executados os trabalhos.
Os mergulhadores profissionais também costumam utilizar fontes de ar comprimido validada para garantir que o ar utilizado para fins ocupacionais não contenha óleos minerais e gases tóxicos. Vale lembrar que nem sempre o problema da qualidade do ar comprimido respirável está no risco imediato da inalação desse gás mas no risco cumulativo de óleos minerais e outros agentes que podem desencadear uma doença respiratória crônica, um carcinoma ou mesmo levar a morte.
No caso da utilização das máscaras autônomas os profissionais que mais se utiliza desse tipo de reserva de ar são os bombeiros. Devido a complexidade das atividades desenvolvidas por esses profissionais o uso de máscara autônoma (conjunto autônomo) é imprescindível.
O enchimento de cilindros
O sistema de recarga de cilindros deve prever uma forma de validar a qualidade do ar respirável que está sendo armazenada. Por muitos anos o mercado tem se utilizado de tubos colorimétricos para validar uma amostra de ar comprimido respirável porém essa forma de medição além de ultrapassada e imprecisa (pode chegar a 25% de erro) não garante que o ar comprimido armazenado em determinado momento esteja dentro dos padrões.
Isso porque o uso desses tubos garante apenas que a amostra utilizada naquele determinado momento contenha ou não os padrões mínimos exigidos pela legislação. Nos Estados Unidos a OSHA exige que toda aplicação com uso de ar comprimido proveniente de compressores tenha um monitor de CO em linha.
Facilidades de enchimento de cilindros para todo seu processo
A Casa Offshore possui uma política de serviços de enchimento de cilindros para cada tipo de demanda: bombeiros, recarga anual, recarga para paradas de manutenção, locação de bancos de ar comprimido respirável (fixo ou móvel), Locação de estação de enchimento de cilindros móvel ou fixo.
Além disso, todos os serviços e equipamentos ofertados incluem treinamento operacional, manutenção e uso. Nossa ampla gama de serviços inclui:
- Reboque (unidade móvel) de compressor de ar móvel (para recarga de cilindros, para ar mandado ou ambos);
- Teste e garantia da qualidade do Ar respirável “ Grau D” de alta pureza, no local; Sistemas de ar comprimido de alta pressão e baixa pressão; Sistemas bem dimensionados com pressão e vazão para cada aplicação; Sistemas de filtragem, purificação e controle da qualidade do ar de alto desempenho